Nestes dias em casa o que poderia haver de melhor do que nos dedicarmos à arte de construir um Terrarium? Se tem curiosidade de descobrir diferentes formas eficientes de construir e manter um Terrarium dê uma olhadela ao nosso Do It Yourself!

 

O que se define como Terrarium, de onde surgiu a ideia e que tipos de Terrarium existem são alguns dos tópicos que pode encontrar neste vídeo!

A palavra terrarium deriva do latim e significa a representação da terra em forma de aquário. Onde se pode englobar os terrariums de animais tal como de plantas!

Os Terrariums permitem o desenvolvimento e a permanência de plantas no seu interior pois fazem o 'cross-check' a vários princípios básicos para o desenvolvimento vegetativo se dar:

(a) O vidro permite uma grande quantidade de luz disponível para as plantas.

(b) A temperatura e humidade também se mantém óptimas.

(c) Os Terrariums fechados permitem que o ciclo da água se dê, significando que a água que evapora do substrato e proveniente da transpiração das plantas vai condensar-se nas paredes do terrarium e voltar ao substrato ficando novamente disponível para ser absorvido pelo sistema radicular das plantas.

(d) CO2 também existe sempre em quantidades suficientes para a fotossíntese se continuar a dar no interior do terrarium. Tornando-o assim praticamente auto-suficiente depois de instalado!

terrarium-p1

Materiais que vai necessitar:

(1) - O recipiente! a escolha das suas plantinhas vai depender se escolhe um terrarium aberto ou fechado;

(2) - Plantas miniatura - se escolher um terrarium fechado escolha plantas tropicais; se escolher um terrarium aberto um kit de mini cactus e suculentas será a escolha perfeita!

(3) - Fundo falso - pode usar gravilha, areia ou leca (argila expandida) e necessitará de uma rede tipo 'mesh' para cobrir o fundo falso.

(4) - Substrato

(5) - Camada superficial - em que pode escolher entre musgo, pedrinhas, gravilha ou casca de pinho por exemplo.

(6) - Kit ferramentas terrarium.

E acima de tudo divirta-se e seja criativo enquanto estiver a construir o seu terrarium!

Por fim para saber como o manter o seu Terrarium e se se quiser inspirar veja o vídeo da nossa Mother of Plants!

Tem mais questões sobre este tema ou outros relacionados com como cuidar das suas plantas? Envie um email para marisa@viveirosvl.com. A nossa Mother of Plants terá todo o gosto em ajudá-lo!