Se tem animais de estimação, sabe que estes pequenos seres curiosos adoram cheirar e mordiscar tudo ao seu redor. O problema é quando o que está à volta são plantas tóxicas para maior parte dos animais de companhia. O ideal seria manter as suas plantas longe dos seus companheiros de quatro patas. As plantas de pendurar são uma óptima opção! Se isto não for possível, escolha uma (ou porque não, várias) das plantas que lhe sugerimos neste artigo.

  1. Fetos: Ainda que nem todos os fetos sejam petfriendly, existem algumas opções seguras. Estas são Nephrolepis ‘Boston’, Asplenium e Platycerium biffurcatum. Todas de aspecto diferente, basta escolher o look que mais gosta.
  2. Calathea/Maranta: Felizmente esta plantinha, que é uma das mais em voga nas redes sociais, é segura para o seu amigo de quatro patas. São conhecidas como Prayer Plants por abrirem as folhas de forma a intrecepcionarem mais luz durante o dia, esticando-as de novo para cima durante a noite.
  3. Musa: Se quer apostar num look mais tropical para a sua casa sem que os seus animais sofram, a muito em voga bananeira é uma óptima escolha!
  4. Phalaenopsis: Esta elegante flor é um clássico que nunca passa de moda. Felizmente é também segura para ter por perto dos seus animais de estimação.
  5. Echeveria: Uma boa notícia é que a Echeveria é uma das suculentas que faz parte da categoria petfriendly. Outra boa notícia é que vem em bonitos tons de verde, azul, vermelho ou roxo e é por isso fantástica para conjugar com a decoração de sua casa!
  6. Saintpaulia: Um clássico na casa das avós, esta plantinha é de cuidado fácil. Difícil vai ser escolher a sua cor preferida. Certifique-se apenas que mantém esta pequenina longe da luz directa.
  7. Chlorophytum: Para além de ser segura para os seus animais de estimação, esta planta é também uma excelente purificadora do ar. Uma vez que cresce bastante rápido, depressa verá amorosos Chlorophytum bebés pendurados no vaso.
  8. Peperomia: Mais uma “família” com bastante diversidade! Estas plantinhas toleram donos esquecidos e são ótimas para quem tem interesse em propagação. E claro, são petfriendly!
  9. Aeschynanthus: Conhecida como lipstick plant (planta do batom) tem este nome devido à parecença das suas flores com batom. Ninguém ficará indiferente às folhas encaracoladas desta planta.
  10. Hypoestes: Verde, branco, rosa ou vermelho são os tons que poderá encontrar nesta delicada planta. Apesar de serem petfriendly, estas plantas não devem ser consumidas em grandes quantidades por animais de estômago sensível.
  11. Pachira aquática: Também conhecida como planta do dinheiro, é bastante popular no Feng Shui por gerar sorte e riqueza quando colocada no local correcto. É também petfriendly e por isso um ótimo presente para o seu amigo que tem animais de estimação!
  12. Fittonia: Ideal para locais com menos luz, não só porque toleram bem este tipo de ambiente, mas também devido às suas vibrantes cores e padrões que trarão alegria a qualquer espaço. Pequenas e resistentes, são também amigas dos seus bichos.
  13. Beaucarnea: Com as suas longas folhas de certeza que esta planta atrairá a atenção do seu animal de estimação (especialmente se for um gato). Mas não se preocupe, a Beaucarnea é segura para o seu companheiro.
  14. Bromelia: Se procura uma planta para dar um ar tropical à sua divisão e se essa divisão tiver bastante ar circulante e luz natural (e claro uma pequena criatura de quatro patas), então a Bromélia é a planta ideal para si!
  15. Dypsis: Para quem procura uma planta mais ousada que seja petfriendly, esta é uma ótima solução. Também conhecida como palmeira borboleta esta planta de interior pode atingir os 1,50m de altura.

 

Bónus:

Erva do Gato: A planta ideal para quem tem um felino em casa. Nada mais do que trigo germinado, esta planta é segura e divertida. Tudo o que é preciso para se tornar o novo “brinquedo” preferido do seu bicho.

 

Se já tem algumas plantinhas e não sabe se elas são tóxicas, a ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals) é uma óptima ferramenta para o ajudar a decidir se as suas plantas são adequadas ou não. Ainda tem perguntas? Estamos aqui para o ajudar. Envie-nos um email para online@viveirosvl.com.

@felinejungle
@felinejungle
@alexandraomatos
@alexandraomatos
@mypupoakley
@mypupoakley
Escrito por Ana Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *