De todas as divisões da casa, a casa de banho é talvez a divisão mais negligenciada em termos da colocação de plantas. Se é verdade que a casa de banho tem condições muito específicas e diferentes do resto da casa (muita humidade, em muitos casos pouca luz e oscilações de temperatura), também é verdade que muitas das plantas que estão em voga atualmente são plantas tropicais que adoram níveis mais altos de humidade. Quer a sua casa de banho seja maior ou mais pequenina, com mais ou menos luz, de certeza que, neste artigo, encontrará alguma plantinha que se adapte ao seu espaço.

Para casas de banho com pouco espaço:

A casa de banho é usualmente a divisão mais pequena da casa e muitas vezes as plantas ficam de fora. Felizmente há formas bastante criativas de contornar este fator. Uma ótima solução é a introdução de estantes ou optar mesmo por plantas de pendurar.

  1. Scindapsus: O Scindapsus, também conhecido por Epripemnum ou planta Jibóia, é uma óptima opção para quem prefere uma planta de pendurar. Esta plantinha adora humidade e consegue viver em ambientes com pouca ou muita luz. Atenção: O Scindapsus não tolera luz directa!
  2. Philodendron Brasil: Outra excelente opção para quem procura uma planta para pendurar directamente no tecto ou por numa prateleira para um efeito de cascata. O Philodendron para além de ser fantástico para principiantes, cresce mais viçoso que nunca em ambientes com bastante humidade.
  3. Sansevieria: Se procura uma alternativa às plantas de pendurar, a Sansevieria, ou Espada de São Jorge como é mais comumente conhecida, é uma planta mais estilizada e também ela ideal para iniciantes. A Sansevieria é conhecida por ser das plantas mais resistentes. Tolera pouca a muita luz e ambientes húmidos.
  4. Tillandsia: A única coisa delicada na Tillandsia é a sua aparência. Pois esta pequena planta aérea é bastante resistente. Habituada a viver nas selvas da América do Sul, esta plantinha viverá feliz numa casa de banho com uma grande janela.

 

Para casas de banho espaçosas:

Para quem tem mais espaço livre ou para os mais ousados, porque não optar por uma planta de grande porte na casa de banho. De certeza que será o centro das atenções junto dos seus convidados.

  1. Ficus lyrata: Os Ficus têm uma má reputação por serem demasiado exigentes em termos de cuidados. Ainda assim, não é assim tão difícil manter um Ficus feliz. Certifique-se que a sua casa de banho tem bastante luz (pouca luz causará folhas amareladas ou manchas castanhas nas folhas). A humidade da sua casa de banho tratará do resto. Nota importante: Os Ficus não gostam de ser mudados de sítio!
  2. Monstera: Uma das plantas mais voga no momento é a Monstera deliciosa. Aproveite o seu look retrochic para fazer um upgrade na sua espaçosa casa de banho. Esta impactante planta tolera pouca luz apesar de preferir luz abundante indirecta. Gosta também de níveis mais altos de humidade.
  3. Calathea: Estas beldades adoram ambientes mais húmidos. Certifique-se que o nível de luz da sua casa de banho é médio e a luz é indirecta. Uma verdadeira história de “e viveram felizes para sempre”.
  4. Alocasia: Esta plantinha é mais uma das que necessita bastante luz indirecta para ser feliz. Precisa também de ser borrifada frequentemente. Com a humidade dos seus banhos metade do trabalho está feito!

 

Para casas de banho com pouca luz:

  1. Asplenium: De todas as plantas apresentadas neste artigo, o Asplenium é o que necessita de menos luz. Se a sua casa de banho é sombria maior parte do tempo, o Asplenium é a planta ideal para o seu espaço.
  2. Nephrolepsis: Ideal para locais pouco iluminados, a Nephrolepsis é oriunda da selva onde cresce na sombra de plantas altas e frondosas. Mantenha o seu solo húmido, mas nunca encharcado.
  3. Aglaonema: A Aglaonema é uma planta bastante versátil e resistente que se adapta a diferentes condições. A Aglaonema prefere muita luz indirecta mas tolera também pouca luz. Se possível, coloque-a no parapeito da janela da sua casa de banho.
  4. Peperomia: Amante da humidade e tolerante a condições de sombra ou pouca luminosidade, a Peperomia é uma excelente aposta para a sua casa de banho.

 

Para casas de banho com muita luz:

  1. Phalaenopsis: Como planta tropical que é, esta espécie de orquídea gosta de humidade. Ainda assim prefere que o seu solo se mantenha seco. Prefere luz indirecta mas abundante.
  2. Spathiphyllum: Este bonito Lírio da Paz é feliz com bastante luz. Não se esqueça de manter o seu solo sempre húmido.
  3. Anthurium: O Anthurium é conhecido pela sua folhagem frondosa e flores em forma de coração. A sua flor dura mais quando o ambiente em redor é húmido. Uma vez que necessitam de bastante luz, não são adequadas para casas de banho sem janelas.
  4. Chlorophytum: O Chlorophytum é um bom exemplo de uma planta versátil que apesar de preferir bastante luz indirecta, tolera ambientes com pouca luz. Pendure-a no tecto ou coloque-a numa estante e depressa verá pequenos Chlorophytum bebés a nascer.

Como nota final, é necessário ter em conta o tipo de casa de banho em questão. No caso de um wc social o espaço não será tão húmido. Nesse caso escolha uma planta que necessite de níveis mais baixos de humidade.

@best.fronds.forever
@best.fronds.forever
@briennekeller
@briennekeller
@82mmphotography
@82mmphotography
Escrito por Ana Rodrigues
23 de Janeiro, 2021

Muito obrigada Srª Dª Ana Rodrigues.
Gostei muito do seu artigo… Que venham mais.
Cumprimentos
Isabel Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *